27 de junho de 2011

Como vai ficar o faturamento das agências após o dia 01 de junho?




Segundo o site de relacionamentos Linkedin, algumas pessoas estão questionando o artigo 19 que fala sobre faturamento dos veículos de comunicação

De acordo com o artigo 19 da Lei 12.232/10, que entrou em vigor a partir do dia 01 de junho de 2011, que muda o sistema de faturamento dos veículos de comunicação do País no que diz respeito ao repasse do desconto-padrão às agências de publicidade, muda somente a forma de faturamento dos veículos, o repasse de 20% permanece garantido.

Para as agências chamadas “plenas”, ou seja, as que possuem crédito junto aos veículos e que também desenvolvem serviços completos de publicidade,que antes recebiam de seus anunciantes o valor total e repassavam para os veículos a diferença de 80%, retendo sua comissão de 20%, nada muda praticamente. Agora com o novo sistema, o veículo irá emitir para o anunciante uma nota somente dos 80% e a agência dos 20% da sua comissão.

Já para as agências menores, onde o anunciante faz o pagamento direto ao veículo, o qual recebe e utiliza-se do método do repasse de comissão para as agências é que está sendo estudado a melhor forma de administrar a nova regra.  Muitas agências menores chamadas comissionadas ou corretores, as que não possuem crédito junto aos veículos também realizam trabalhos de publicidade, criação e até marketing dos seus anunciantes, motivo do comissionamento. Pelas novas regras caso o veículo receba o valor cheio, pagará tributação sobre o total e não mais sobre os 80%. Dificilmente os veículos aceitarão fazer isso, e a negociação do recebimento da comissão passa a ser uma questão entre anunciante e agência / corretor.

Agora é ver a melhor forma de negociação do faturamento. Ela pode ser entre anunciante e agência e entre veículo e agência, mas acredito que como veículos e agências trabalham em parceria, será encontrada a melhor solução para os dois lados.

Para Caio Barsotti, presidente da Cenp(Conselho Executivo das Normas-Padrão), essa nova lei traz benefícios para as agências, pois dará mais transparência ao mercado, para os veículos pela eliminação da dúvida fiscal e, para os anunciantes, traz o benefício da caracterização da despesa como investimento em publicidade – o que inclui o estudo, estratégia, criação e mídia a cargo das agências e a veiculação por parte dos veículos e completa: “Nossa expectativa é de que, com esta medida trazida pela lei, os anunciantes entendam, em sua totalidade, que no preço para a veiculação da sua publicidade está incluída a cessão do direito de uso da criação e do trabalho técnico de mídia realizado pela agência (ambos de caráter intelectual). É claro que este valor, intrínseco da atividade da agência, estende-se também para as operações menores. As pequenas agências, na realidade brasileira, funcionam como o setor de marketing dos pequenos anunciantes. Prestam serviço inestimável”.

23 de junho de 2011

Olhar com Outro Olhar...



Continuando no assunto de exposições, começou no dia 18 de junho a exposição temporária “Olhar com Outro Olhar” no Museu do Futebol, no Pacaembu, Zona Oeste de São Paulo. Sob a curadoria de Leonel Kaz a mostra é destinada tanto a pessoas com deficiência visual ou não e ficará em exposição até o dia 18 de setembro.

A mostra trabalha com diversos recursos que levará o visitante ao mundo dos deficientes visuais. Um exemplo é uma fotografia de um jogo de futebol que é apresentada através de recursos sensoriais como braile, relevo, maquete-tátil e áudio descrição. Um piso tátil e um audioguia conduz os visitantes pela exposição, onde o percurso pode ser feito de olhos vendados.

A mostra conta também com a colaboração da consultoria técnica de Amanda Tojal e Benilton Bezerra, maquetes táteis de Dayse Tarricone e Alfonso Ballestero, audioguia de Livia Villela de Mello Motta, coordenação geral do Instituto da Arte do Futebol Brasileiro e apoio do Instituto Mara Gabrilli e Epson.

Durante estes três meses o Museu contará também com oficinas de sensibilização, palestras e debates sobre acessibilidade e inclusão.

A entrada varia entre R$6 (inteira) e R$3 (meia), e as quintas-feiras é Catraca Livre.

O Museu do Futebol fica localizado na Praça Charles Miller, s/nº e as visitas podem ser feitas das 9h às 18h.

Peças de grandes nomes de design ganham espaço em exposição no Salão Design São Paulo

Cadeira Edra - Irmãos Campana



Localizado no Parque do Ibirapuera, o Salão Design São Paulo mostrou na semana passada ao público 120 peças exclusivas ou de edição limitada de grandes nomes do design contemporâneo. Uma boa dica para quem deseja inovar na decoração da casa.

A exposição aconteceu do dia 15 ao dia 19 de junho e contou com peças dos irmãos Humberto e Fernando Campana, que possuem peças em exposição também no (MoMA) Museu de Arte Moderna, em Nova York. Além de estarem com suas peças expostas também ministraram uma palestra no evento.

Mesa da Blow Up Collection - Irmãos Campana


Hoje suas peças integram coleções permanentes em grandes instituições culturais como o MoMA de Nova York, o Centre Georges Pompidou de Paris e o Vitra Design Museum de Weil am Rhein na Alemanha.

Quem passou pelo local teve o privilégio de ver trabalhos também de Maurizio Galante, da Itália, e Tal Lancman, de Israel.

O Salão Design São Paulo é um evento anual, comercial e cultural que coloca a cidade de São Paulo no roteiro de grandes eventos internacionais do design.

Cadeira Jangada - Galeria Passado Composto
Quem não pode conferir a mostra, pode saborear um pouco no portal da Revista Exame, ou no site do próprio evento. Passa lá...

22 de junho de 2011

Artistas do DF transformam faixas de poluição visual em meio de fazer obra de arte

Muito interessante a iniciativa deste artista plástico do DF. Acompanhando o problema com a  poluição visual da publicidade ilegal, resolveu tomar a iniciativa de retirar as faixas e utilizar o material como forma de reciclagem. 


As lonas utilizadas para anúncios em lugares irregulares agora são transformadas em telas para pintura. 


“A gente vai reaproveitar essas faixas para transformar em arte. A meta é fazer telas, dar oficinas em escolas públicas e até fazer exposições”, afirmou o artista plástico Adeilton Oliveira.


Confira a matéria na íntegra no site do G1.
(O vídeo começa com um anúncio do globo.com mas depois entra a matéria...)


http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/06/artistas-do-df-transformam-poluicao-visual-em-obra-de-arte.html

21 de junho de 2011

Front Light com Bebê na BR 101



Quem resolver passar por estes dias pela BR 101, na altura da cidade de Joiville, visto que a rodovia tem seu ponto inicial na cidade de Touros (RN) e termina perto de Arroio Chuí (RS) vai se deparar com um bebê gigante deitado sobre as macias toalhas da marca Döhler. 

Esta é a cara das peças instaladas em dois frontlights da rodovia.

A peça foi criada pela D/Araújo Comunicação e passa sensação de maciez, conforto, tranquilidade. conforto. Qualidades destacadas nos produtos Döhler. 

O texto "Quem ama cuida" completa a mensagem da campanha.

Fonte: Portal E Agora.

17 de junho de 2011

Google lança nova ferramenta para monitorar reputação na rede




Esta semana o gigante Google criou mais uma. Uma ferramenta chamada Me on the Web (Eu na Web, para quem usa o aplicativo em português). Liberada no dia 15/06, ela é encontrada no painel de contas do Google, o Google Dashboard. A ferramenta não é uma grande novidade para aqueles que já usavam o Google Alerts, pois só foi pré-definido o sistema de alertas.



A Me on the Web pode ser utilizada para rastrear referências online  do seu nome ou de sua empresa e auxiliar na descoberta de informações difamatórias.  A ferramenta simplifica a criação de alertas através de e-mails de notificação quando a ferramenta encontra um termo especifico em uma busca na rede.

O usuário pode definir os alertas para quando seu e-mail, seu nome, ou qualquer outra informação que ele considere importante for publicada na internet.

O Google também dá dicas de como manter uma boa reputação online e como remover conteúdos sobre si que considerem pessoais. O Google não tem como tirar os sites do ar, mas pode removê-los de seus resultados de busca, o que já é de grande ajuda. Visando um bom relacionamento, a gigante neste caso dá dicas de como os usuários podem resolver este tipo de problema, como por exemplo, chegar até o responsável pelo site e medidas legais que podem ser tomadas.

A ferramenta também pode ser utilizada por aqueles curiosos que tem a vaidade de saber como anda seu nome na web. Aqueles que já praticaram o que chamamos de  vanity search” ,ou seja, os que buscam pelo próprio nome para ver os resultados que retornam.

Festas do mês de junho ajudam nas estratégias de publicidade




Com a chegada das festas de São João no mês de junho, algumas marcas não ficaram fora desta onda.

A Vitella e o Guaraná Jesus são dois exemplos disso. Para entrar no clima das festas, a Vitella, marca pernambucana aproveita os festejos juninos para se destacar com uma campanha elaborada pela Ampla. Utilizando-se das Xilogravuras, para acompanhar a tradição dando um ar de literatura de cordel. A campanha conta com peças publicitárias em anúncio para revistas, outdoor, internet e materiais de ponto de venda.



O Guaraná Jesus, bebida rosa muito conhecida no Maranhão também utiliza-se de uma identidade visual com cores típicas das festas de São João. A campanha é assinada pela agência Dia Comunicação e conta com as latas de refrigerante e também uma forte campanha de marketing para divulgar a cultura do estado.

14 de junho de 2011

Google lança botão +1. Entenda como funciona.


Lançado no dia 01 de junho mais uma do Google. O botão +1 . Este é um novo botão que será adicionado ao lado dos resultados de busca e tem o mesmo objetivo do botão Curtir (Like) do Facebook, ou seja, as recomendações poderão ser vistas pelos amigos, mas com o diferencial de não desaparecer na listagem de atualizações.

Vejam o vídeo...


Aquisição das Lojas do Baú pelo Magazine Luiza

O Magazine Luiza, ontem foi grande manchete nas mídias sociais por conta da compra das lojas do Baú da Felicidade. Segundo divulgação, a aquisição foi feita pelo valor de R$ 83 milhões.

Foram 121 lojas englobando os escritórios, pontos de venda, centros de distribuição e sistemas de informática. Alguns pontos serão adequados para o formato de loja virtual.

O Magazine Luiza foi fundado em 1957 pelas mãos do casal Dona Luiza Trajano e Sr. Pelegrino José Donato.  Deu-se aí o inicio do que se tornaria uma das maiores redes de varejo do País.  Em 1974 foi quando inaugurou a chamada Loja Número 01, que recebeu este nome por ser a primeira loja de departamentos da rede.  No ano de 1983 que começou sua expansão para fora da cidade de São Paulo chegando a diversas cidades do Triângulo Mineiro.

Com base nos números de 2010 a rede contará agora com 732 lojas. Um ponto forte para esta negociação se deve ao fato das lojas do Baú estar localizadas em pontos comerciais estratégicos, com foco na classe C, mesmo público-alvo das lojas do Magazine Luiza.

Com esta aquisição, o Magazine Luiza passa para o segundo lugar no ranking do setor eletrônico com receita de 6,1 bilhões e deixando para trás Ricardo Eletro, e ficando atrás somente das Casas Bahia e Ponto Frio que segue na liderança com faturamento de 10 bilhões.  

O Magazine Luiza não deu detalhes sobre manter a utilização da marca Baú da Felicidade e a data prevista para a finalização da operação é até o dia 31 de julho deste ano.


9 de junho de 2011

Café, Comunicação e Marketing... Por que este título?

Começando a entender um pouco do mundo digital, me veio a vontade de montar um blog, onde poderia expor minhas ideias e trocar conhecimento, interagir com pessoas que falam a mesma língua que eu, mas que por questões geográficas estamos longe.

Com o mundo digital essa distância fica bem menor, pois podemos interagir, argumentar, expressar nossos pensamentos e opiniões.

Posso eu daqui estar perto de pessoas importantes na área a qual estudo e confesso, uma área que vou estudar por toda vida, pois muda diariamente... Posso através do twitter ou facebook saber, por exemplo, o que Martha Gabriel pensou nesta manhã, ou qual o último livro que Nizan Guanaes ou Marcello Serpa leu neste mês.

Simplesmente fantástico esse mundo virtual, esta era digital...

Tá, mas e o que o café faz no título deste blog? Vou explicar... Dois motivos. O primeiro bem simples... eu A-DO-RO café. Tomo todos os dias, por várias vezes... Então no título quis colocar as coisas que gosto... Café, Comunicação (mais voltada para publicidade e propaganda) e o Marketing.

Esta junção da Comunicação e Marketing com o Café surgiu porque a ideia do blog é de um lugar descontraído, como aqueles papos que temos enquanto tomamos o famoso cafezinho. Aquelas conversas na porta ou na mesa da lanchonete, padaria... Assuntos informais, onde não são necessários diplomas de Bacharel, MBA ou Pós para participar.

Então, vamos tomar um café juntos!?