Curiosidades


O aroma do café...



Café é uma das paixões nacionais. Como o samba e o futebol, a grande maioria dos brasileiros a-do-ra um bom café. Seja o mais fraquinho, aquele que quase parece um chá, como muitos gostam de chamar “chafé”, ou os mais fortes, daqueles que se colocar em um tinteiro conseguimos até escrever uma carta...

O café já nos seduz na hora do seu preparo. Não existe aroma semelhante... hummm e falando de aroma, esta semana fui surpreendida por um presente que mistura tudo isso...
Estou falando do perfume Coffee Woman da marca O Boticário. Sim O Boticário investiu cerca de 2 milhões para o lançamento de Coffee Man e Coffee Woman. Seu processo de fabricação passou por um ritual único resultado da infusão do Coffea Arábica, grão nobre utilizado na industrialização dos cafés especiais mais caros.

Os perfumes são assinados por dois perfumistas renomados: Hernán Figoli para o Coffee Woman e Verônica Casanova para o Coffee Man.

Coffee Woman conta com uma fragrância Floral Oriental. “Para a criação, imaginei uma mulher forte, cheia de personalidade e, acima de tudo, muito sensual” diz Hernán Figoli. Sofisticada, é uma combinação de notas cítricas frescas e frutais vibrantes na saída. O corpo é enriquecido com floral feminino e opulento, personalizado pelo exclusivo extrato de Coffea Arábica, reconhecido pela sua qualidade. O fundo quente e sensual combina notas da flor do café com notas ambaradas e amadeiradas cremosas, mescladas com o caráter envolvente do musk e a doçura das notas de baunilha.

Coffee Man teve inspiração na cultura indiana, que usa o cardamomo para deixar o sabor do café mais elegante e exótico, criando um contraste com o corpo fresco, denso e cremoso. Possui notas de café Bourbon, amarelo e acorde floral composto pelas nobres flores utilizadas na perfumaria masculina, como absoluto de íris, violeta e gerânio. Toques de folha de tabaco, âmbar e couro foram adicionados para valorizar o lado masculino do perfume.

A fazenda Águas Claras, localizada em Itapira, interior de São Paulo, foi escolhida para ser a fornecedora do café da espécie Coffea Arábica, utilizada na fabricação dos novos perfumes. A cafeóloga Eliana Relvas prestou consultoria e forneceu estudos e pesquisas que viabilizaram a transformação dos grãos na fragrância. “A ideia de criar um perfume inspirado no café é sensacional. A bebida combina com aroma, pessoas, momentos de prazer e é uma paixão nacional, assim como perfume”, explica

Para o dia dos namorados, O Boticário lançou novas fragrâncias limitadas, Coffee Woman Seduction e Coffee Man Seduction. Ainda se pode encontrar algumas amostras nas lojas da rede.


A versão feminina é um perfume inovador: traz a infusão de grãos de café Premium na formulação, detalhe que faz toda diferença, pois confere sofisticação ao produto. Coffee Woman Seduction. Extremamente envolvente e irresistível. Uma experiência sensorial única: notas frutais de ameixa e kiwi contrastam com um delicado floral e notas quentes de chocolate branco e cupcake, uma composição enriquecida pelo exclusivo extrato de Coffea Arábica. E para finalizar, notas sofisticadas de madeira e musk garantem sensualidade e mistério na medida certa.

A versão masculina, Coffee Man Seduction é viril e chama atenção por suas notas olfativas diferenciadas. “A inspiração veio de uma experiência sensorial única e rica: a mistura do café com ingredientes inusitados e exóticos que o complementam e adicionam uma dose extra de masculinidade, personalidade e sofisticação”. Assim, as perfumistas Alexandra Kosinski e Paris Hernán Figoli, da Givaudan, sintetizam o lançamento masculino.

E você já sabe o que vai dar neste Natal para a paixão da sua vida!? Não!? Então como boa tuiteira eu termino o texto dizendo:

#FicaDica



Você já sabe o segredo do café mais caro do mundo?

Quando decidi pelo nome do blog, “Café, Comunicação e Marketing” estava conversando com um grande amigo e ele me perguntou se conhecia o café mais caro do mundo? Falei que nunca tinha pensado nisso. Então ele me fez uma segunda pergunta... Você sabe como é feito este café? Logo pensei que o processo dos grãos era de forma diferente, especial... estava certa!

Você tomaria um café feito de fezes de animal? Pois é, conhecido mundialmente como Kopi Luwak esse é o ingrediente especial do café mais caro e raro do mundo. Sua produção é limitada, menos de 230 quilos por ano o valor cobrado é de US$ 600,00 por meio quilo.

Kopi é uma palavra indonésia para café e luwak é o nome local da civeta.




Os preciosos grãos são mesmo processados pelo sistema gastrintestinal do animal. O que torna o café também o mais exótico.

Segundo estudo realizado pelo pesquisador italiano Massimo Marcone, a civeta, um mamífero parecido com um gato, que não existe no Brasil come os frutos mais maduros, doces e avermelhados do café. Destes somente a polpa é digerida, e a semente passa intacta pelo seu sistema digestivo. Durante a digestão, as bactérias e enzimas únicas no animal são as responsáveis pela diferença da qualidade do café. É como o processo de modificação sofrido parecido com o utilizado pela indústria. Nas ilhas de Java, Sumatra e Sulawesi, são os locais onde vivem a civeta.



Possui um sabor inigualável segundo os apreciadores da bebida. “Uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns”, como descreve Marcone.

O Kopi Luwak é considerado o café mais saboroso do mundo!


Então, vamos tomar um café juntos?




O preparo do café...

Tudo na vida é necessário um preparo para acontecer. Se hoje sou profissional de marketing, antes passei por uma graduação. Primeiro as leituras para entender da área, depois faculdade, formatura etc... Se hoje você está casado, houve primeiro o namoro, noivado (normalmente é assim...). 

Com o café não seria diferente. Ele também passa por um processo de preparo, assim como nós, profissionais que somos, que além de um bom curso, hoje buscamos know-how para estar no ponto da ebulição do mercado de trabalho. Mas e o café? Também. O bom café, o café no ponto também precisa passar por um bom processo de preparo. Então aí vão algumas dicas de uma grande apreciadora do café. Tão apreciadora que hoje só tomo puro, sem açúcar ou adoçante, para sentir o fiel sabor e aroma da bebida.

Só algumas curiosidades:

1º Não use água fervente na preparação do café. A água escaldante queima o vegetal,  muda o sabor e o aroma do café.

2º Café requentado NUNCA... Além de modificar o sabor e o aroma, diria que é muito mais que um erro, considero um pecado, também prejudicial a saúde.

3º Nunca use água da torneira. Ainda mais se onde você mora a água for clorada. Além de afetar a saúde pode afetar também o sabor do café.

4º Não mexa o café na hora de coar. O filtro pode rasgar se for de papel. O café deve ser coado com calma, tenha paciência.


5º O recipiente utilizado para aquecer a água deve ser de uso exclusivo para preservar o sabor do café.

Bem, espero que as dicas sejam úteis para o preparo de um bom café, e com isso você curtir um bate papo saboroso com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário