Marketing 3.0


Uma nova definição de marketing foi criada pela American Marketing Association em 2008 que diz: “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, oferecer e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e para a sociedade como um todo”.

Segundo Kotler em se livro Marketing 3.0 (que aliás super recomendo), ao acrescentar sociedade na nova definição, reconhece-se que o marketing tem impactos muito maiores que vão além das negociações privadas entre indivíduos e empresas.

Fazendo uma pequena retrospectiva podemos lembrar que antes as empresas focavam simplesmente no produto. Isso foi durante a Revolução Industrial, junto com o desenvolvimento da tecnologia da produção. Quem não conhece a famosa frase de Henry Ford, “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto”. Era o Marketing 1.0. Depois passamos para o Marketing 2.0, que veio decorrente da tecnologia da informação e a Internet. Podemos dizer também que é aquele que foca no consumidor. “Marketing é a atividade humana dirigida para satisfazer as necessidades e os desejos por meio da troca” Frase do nosso grande papa do marketing Philip Kotler.
Mas o mundo mudou e muda continuamente. Nossos consumidores também! O sociólogo Zygmund Bauman diz em seu livro 44 cartas do mundo líquido moderno o seguinte:
“O mundo que chamo de “líquido” porque, como todos os líquidos, ele jamais se imobiliza nem conserva sua forma por muito tempo. Tudo ou quase tudo em nosso mundo está sempre em mudanças”.
Diante de tantas mudanças, como o boom da internet, hoje nossos clientes, consumidores tem acesso a muito mais informação. São pessoas mais antenadas, bem informadas, e com isso mais conscientes, ativos e poderosos do que nunca.
O que dizer do Foursquare por exemplo. Uma rede social, voltada para a geolocalização. Vou dar um exemplo prático. Fui para Paraty, cidade litorânea do estado do Rio de Janeiro e com alguns toques na tela do celular, fui capaz de ver os restaurantes mais próximos e analisar em qual jantar de acordo com os comentários postados por pessoas que já passaram por lá. O poder hoje está nas mãos dos consumidores! São poucas as pessoas que ainda vão em algum lugar por conta de somente uma bela propaganda de um prato em uma revista.
É aí que entra o Marketing 3.0, trazendo uma abordagem holística aos clientes como pessoas norteadas por valores, multidimensionais e também possíveis colaboradores (as pessoas que postaram seus comentários no foursquare).
Um dos fatores que contribuem para esta era mais participativa e colaborativa é a ascensão das mídias sociais.
Quanto mais expressiva a mídia social, mais os consumidores poderão influenciar outros com suas opiniões e experiências. Vê-se nas mídias sociais o futuro das comunicações de marketing.
Os consumidores já estão tomando conhecimento do seu poder de compra no mercado global. Por sua vez as marcas precisam posicionar-se de forma positiva dentro deste “diálogo” e também trabalhar de forma colaborativa nas redes.
Nos dias de hoje os consumidores buscam mais que um simples produto. Eles precisam indentificar-se com a marca. Segundo Kotler, o Marketing 3.0 está relacionado a mudar a maneira como os consumidores fazem as coisas na vida. (Eu antes não olhava no Foursquare pesquisando restaurantes, bares, etc). Quando uma marca transformações, os consumidores a aceitam inconscientemente, como parte do seu cotidiano.
Mas uma marca para fazer parte desse novo mundo do Marketing 3.0 não pode ser falsa. Os consumidores detectam facilmente quando uma missão de marca não é autêntica, por exemplo.
Sustentabilidade é uma palavra chave da perspectiva do Marketing 3.0. ela capacita as empresas a buscar novos segmentos de mercado, principalmente os crescentes dos consumidores colaboradores. As práticas de sustentabilidade conquistam a admiração do consumidor e iniciam com ele um diálogo.
Mas diante de tudo isso não podemos nunca esquecer que os clientes de hoje são conectados, antenados, bem informados, conscientes, participativos, colaborativos... isso mesmo a lista é longa, e diante disso detectam se uma marca está sendo falsa. Em qualquer mídia, e quando falo de mídia incluo também o mundo digital. Na era das redes sociais, qualquer notícia pode em questão de horas transformar-se num viral ecom isso promover ou arruinar uma marca.
É um marketing baseado em valores, mudança sociocultural e sustentabilidade  ambiental, mas todos esses valores precisam estar enraizados, fazer parte da essência da marca.
Para pessoas que prezam valores, falsidade não cai bem.

Fonte: Livro Marketing 3.0 - Philip Kotler
             Livro 44 cartas do mundo líquido moderno - Zygmund Bauman

Beeeijos e até a próxima!
Danny

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