9 de maio de 2012

O mundo muda, o consumidor muda e a forma de se fazer publicidade também muda...


Muitos já ouviram falar da história da publicidade. Eu particularmente acho que a publicidade sempre existiu. A Wikipédia diz que Egípcios já usavam papiros para criar mensagens de vendas e cartazes, enquanto o conhecido volante (flyer) de hoje podia ser facilmente encontrado na antiga Grécia e Roma. Eu vejo que Antes de Cristo podemos ver Deus usando as tábuas de Moisés para anunciar seus mandamentos. No tempo antigo têm-se também as pinturas nos muros, paredes e rochas. Pode-se dizer ser o que hoje chamamos de mídia exterior. Será?
Dando um salto na história temos a impressão nos jornais. A economia crescendo, então nos EUA os classificados passaram a usar seus espaços para anúncios publicitários. Mas como o próprio tema do texto diz: “O mundo muda”! Com o passar dos anos veio a televisão. Ah, a televisão veio para revolucionar. Agora podemos ter imagem e som. Seu antecessor, o rádio, que continua na ativa, só dá a opção de se ouvir os comerciais.
Estamos em um mundo onde muito se fala em sustentabilidade, preservação do meio ambiente, poluição, poluição visual, e diante destas afirmações os governos estão trabalhando para não ficar de fora do novo mundo.
São Paulo deu o que podemos chamar de ponta-pé inicial. E Radicalizou! Acho que nem adesivo da escola do filho podíamos colocar no carro... Lei cidade limpa. Com isso a mídia externa sofreu e sofre. Com o tempo tudo se ajeita. Eles tiram tudo e depois delimitam os locais mais apropriados para os painéis, empenas, outdoors. Fica tudo padronizado e mais arrumado, em algumas cidades instalam-se os chamados Mobiliários Urbanos, confesso que gosto, mas para arrumar a casa sabemos que dá trabalho e muita coisa vai embora. É o que está acontecendo no Rio de Janeiro. Precisamos nos adaptar ao novo modo de viver. Acho que poderia criar-se também uma lei para os canais abertos, onde muito lixo nos é empurrado pela TV. Coitados de quem não tem TV por assinatura... Vamos voltar ao assunto? Às vezes me pergunto se a mídia externa pode acabar um dia. Acredito que não. Como nenhuma outra. A televisão, o rádio, os jornais, revistas, enfim todos vão permanecer. Agora só estão adaptando-se a este novo mundo que nos cerca. Aos novos consumidores que já estão aí e aos que estão se formando.

Se a televisão veio para revolucionar não tenho palavras para descrever o boom da internet...
Como diz o sociólogo Bauman, o mundo líquido moderno... Precisamos nos moldar a ele. E ele (o mundo) muda rápido e constantemente.
Se você conversa com jovens e adolescentes, todos têm Facebook. Não fazer parte de uma rede social é como não ter identidade. Pedir e-mail é mais comum do que pedir o número do telefone. E são estes jovens e adolescentes para quem trabalhamos e vamos continuar a trabalhar em um futuro próximo. Onde eles estão? Estão em casa, nos seus quartos em frente ao desktop, notebook, tablet. Andando de ônibus, mas com os olhos vidrados no smartphone. O mundo mudou, os consumidores mudaram...
Por que usar o telefone se podemos mandar uma mensagem pelo talk do Facebook ou do Google e a outra pessoa recebe imediatamente no seu celular e onde estiver. E o melhor, não pagamos nada a mais por isso. O Grátis... Outra coisa que está revolucionando. E-mail grátis, hospedagem de site grátis, blog grátis, local para armazenar suas fotos grátis, falar com os amigos é grátis. Você tem skype e ele também, a ligação é Grátis.
Agora seu consumidor pode ter informações da sua marca na palma de suas mãos, a hora que quiser. Quantos de nós já ficamos sentados na frente da TV para rever aquele comercial que gostávamos? Ouvir de novo aquela musiquinha? Agora você acessa o Youtube, o Vimeo ou qualquer outra rede onde se armazena vídeos e assiste a hora que quiser, quantas vezes desejar e onde quiser. É o consumidor que determina se quer ou não ver você, saber de você e falar com você.
E se falam mal de você ele pode saber na hora. Se falam bem também. A velocidade com que as notícias chegam até nós é praticamente instantânea. Também para a considerada geração miojo, a que quer tudo pronto em 3 minutos, não poderia ser diferente. Passou disso é notícia velha.
E você está adaptando-se para estar neste novo mundo, atender as necessidades e desejos deste novo consumidor? Onde você está neste momento?


O mundo mudou, o consumidor mudou e a forma de se fazer publicidade também mudou...

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